Pesquisar este blog

15/10/2010

Diário de bordo BON JOVI :: Uma rápida passagem por Buenos Aires

Uma breve apresentação antes do review!

Quem me conhece desde os 11 anos provavelmente sabe que desde então sou fã da banda Bon Jovi. Aliás, meu grupo de amigos sempre foi uma referência no Brasil quando o assunto é a banda.
Cresci, conheci outras bandas, outros músicos, me formei em jornalismo, trabalhei como produtora de shows e vivo nesse meio do show business faz muitos anos. Desaprendi a pedir autógrafos, tirar fotos, etc. (Coisas que fiz muito em minha adolescência). O glamour e o status de mundo musical passaram a ser normais, rotina do trabalho, puramente.
A questão é que minha essência não mudou. Por mais que eu tenha aprendido a agir de forma profissional mesmo diante das pessoas as quais admiro (que atualmente são bem poucas), mesmo que eu tenha mudado muito, tudo que vivi tendo Bon Jovi como minha trilha sonora, isso nunca ninguém conseguirá tirar de mim.
Sei que muitos jornalistas e assessores preferem fazer o estilo blasé, fingindo ser indiferentes aos seus gostos pessoais, aos seus sonhos de antigamente, ou preferem renegar quem eram ou pior ainda, quem são. Eu não tenho esse problema. Sei bem diferenciar uma coisa da outra e sei bem equilibrar as duas, quando é necessário. Podemos ter inúmeros 'ídolos', sejam escritores, artistas, músicos, etc.
Por isso, não tenho problema nenhum em admitir que minha admiração pela banda Bon Jovi começou no final de 1991 e partir de então, fiz amigos que fazem parte da minha vida até hoje. Passei por momentos em que essa banda foi minha verdadeira trilha sonora e eu não posso renegar momentos que me fizeram e me fazem feliz até os dias atuais.
É por ser a profissional que sou, por ser fã e conhecedora da banda, e principalmente por ter amigos/fãs espalhados pelo mundo que me sinto apta a escrever, de consciência tranqüila, sobre tudo que meus amigos e eu vivemos nos últimos dias.
Um diário de bordo? Pode Ser
Uma colcha de retalhos de depoimentos e materiais de diversos fãs. Também.
A Idéia é reunir em palavras e ilustrar com imagens, os sentimentos e as emoções de momentos que foram inesquecíveis e só serviu para reforçar a amizade que mantém meu grupo junto por mais de 15 anos.

Fica aqui a dica para a assessoria de imprensa. Vale saber colegas de trabalho, que deixar de credenciar certos veículos porque são menores, é um grande erro.
Vale sempre a pena credenciar quem entende do assunto e irá abordá-los em todos os detalhes. Eu, como assessora, procuro sempre dar atenção para todos os jornalistas, dos menores ou maiores veículos. Se ele for especializado em determinado assunto, melhor ainda. Com certeza terá uma matéria séria, rica em detalhes, cheia de verdade e dedicação veiculada na imprensa. Sem dúvida, a pergunta de alguém especializado em determinado assunto, será muito melhor que a pergunta clichê feita por um profissional genérico.
Continuem a credenciar apenas os grandes veículos. É a maior lição de que informar e levar a informação de qualidade para qualquer lugar - de fato - não foi aprendida. A Comunicação é ampla, não restrita, nem pode estar conceituada por pré-conceitos estabelecidos na sociedade.
         Enjoy!


Capítulo 01 :: Uma rápida passagem por Buenos Aires

A turnê pela América Latina sem dúvida foi um presente que com certeza nenhum fã conseguirá se esquecer. Mas, a passagem da banda por Buenos Aires merece um capítulo, afinal, estamos falando de fãs tão fanáticos, passionais e agitados quanto nós.
Os brasileiros que estiveram por lá, puderam conferir de perto a pressão do público argentino, mais ainda, puderam conferir que um evento não preparado para receber esse tipo de público poderia ter acabado – literalmente – em tragédia.
Ao apagar das luzes, o público simplesmente invadiu a área reservada para os fãs que compraram um ingresso diferenciado através do Backstage With Jon Bon Jovi, fã clube oficial da banda, administrado pela família Bongiovi. Segundo os fãs presentes, os hematomas que ainda estão espalhados pelo corpo deles, mais de uma semana após o show, explicam a intensidade dos conflitos entre os fãs que estavam na pista VIP e na VIP PACKAGE.
Adriana Marques fala do momento especial Buenos Aires. “Todo o controle de pânico que já aprendi, usei na primeira hora de show e graças a Deus, aguentei firme. Chorei que nem criança várias vezes. Eu estava tão abismada com a abertura, com o Jon tão perto, que é quase impossível descrever o mix de sentimentos que passou pelo meu coração. Jon, ele é lindo, carismático, e muito responsável no andamento do show, tinha tudo pra dar errado lá na frente. Todos no palco agiram com muita responsabilidade. Eles são o termômetro do lugar” 
 
Fãs Brasileiros em frente ao River Plate

 Confira também o link para as fotos do site UOL no show de Buenos Aires:
http://musica.uol.com.br/album/bon-jovi-buenos-aires_album.jhtm#fotoNav=2

Já sabemos que num país da América Latina, lugares marcados e pouca segurança não funcionam para um show de Rock, ainda mais quando se fala de uma banda que não passava pelos paises latinos por mais de 15 anos. Leia o depoimento de João Marcelo a respeito: “Hora de assumir nossos pseudo lugares para o show. Sim, porque eles eram nossos até o apagar das luzes, porque depois disso, cada um por si e Deus por todos. As pessoas avançaram para a grade, desrespeitando os lugares marcados. Foi insano! Gente sendo esmagada, gente esmagando descaradamente, gente xingando, gente batendo, gente apanhando. Enfim, quando a banda entrou, pensei que fosse dar merda. A cagada estava formada e a gente estava no meio dela. Não sei como a banda conseguiu tocar as 4 primeiras músicas com tanto profissionalismo vendo a confusão formada na frente deles. Depois disso, o Jon pediu algumas vezes para que o povo desse um passo para trás tentando aliviar a tensão”.

Assista aos vídeos em que Jon Bon Jovi pede a organização do público:

A grande vantagem é que em Buenos Aires, porém, os fãs que compraram seus ingressos pelo BWJBJ, tiveram a chance de fazer a famosa tour pelo backstage da banda. Claro, trata-se de um valor muito mais alto, mas, para quem é fã no estilo “die hard” é a chance de estar perto de tudo, ter a chance de tirar fotos com os instrumentos da banda, visitar camarim e ganhar alguns brindes do merchandising oficial da banda, como bolsa, tour book autógrafo, credencial VIP acesse e o que mais puder imaginar. 
Quem comenta em detalhes a sensação de estar nos locais por onde a banda passa é o fã João Marcelo Góes Correia.  “Para começar, eu e minhas queridas amigas fomos fazer o tour do backstage. Foi sensacional podermos andar pelos corredores – só vistos através de youtube e documentários – e saber como o show funciona. Foi bem curioso conhecer a sala de onde é controlado tudo o que é passado nos telões (e que telões!), bem como é gravado. O Matt (Bongiovi, irmão de Jon Bon Jovi), que foi o nosso guia) explicou que, a partir dessa tour, todos os shows são gravados em alta definição para arquivo pessoal da banda ou para serem utilizados em lançamentos oficiais, caso seja necessário. Outra curiosidade, e essa foi a mais impressionante de todas, foi saber que no meio de toneladas de equipamentos e parafernálias que viajam de cidade a cidade, estão duas imensas lavadoras de roupa. Isso mesmo! Eles lavam a roupa da banda no local do show para evitar que o hotel perca ou inutilize alguma peça “por acidente”.
A banda sabia de antemão, que os shows seriam especiais e que o público pediria por isso. Eles não só fizeram de tudo para agradar os argentinos, como tocaram um set list invejável e estiveram no palco por três horas com direto a dois momentos de BIS.
Confira o set list:
1. Blood On Blood
2. We Weren’t Born To Follow
3. You Give Love a Bad Name
4. Born To Be My Baby
5. Lost Highway
6. In These Arms
7. Captain Crash
8. Who Says You Can’t Go Home
9. Superman Tonight
10. We Got It Goin’ On
11. It’s My Life
12. Bad Medicine/Pretty Woman
13. Lay Your Hands On Me (Richie Sambora)
14. Always
15. Blaze of Glory
16. I’ll Be There For You
17. Raise Your Hands
18. Runaway
19. Sleep When I’m Dead
20. Keep The Faith
Encore
21. Dry County
22. Wanted Dead or Alive
23. Livin’ On A Prayer
2nd Encore
24. These Days
25. Have A Nice Day
26. Someday I’ll Be Saturday Night
27. Bed Of Roses

Confira alguns vídeos da banda durante a estada da banda na Argentina no BLOG da Greetings From Asbury Park:

A grande preocupação para o público brasileiro que já tinha visto o acontecido em Buenos Aires, era saber se o mesmo aconteceria em São Paulo ou no Rio de Janeiro, além disso, a previsão do Clima Tempo indicava chuva forte durante todo o dia 08 de outubro, data do show na cidade carioca.
Qual estrutura estava montada?
Teriam cadeiras novamente?
Agüentariam a chuva?
Quanto tempo de show?
E a rivalidade entre Brasil e Argentina se formou entre os fãs de Bon Jovi, claro, de maneira saudável, pois a pergunta era: Será que também teremos três horas de show? Será que a Argentina ficará marcada como um dos melhores shows da historia da banda?

Confira no próximo post!

7 comentários:

  1. Tô AMANDO!!!!! E ansiosa pelo próximo post!!! :)

    ResponderExcluir
  2. Me sinto ao seu lado, ouvindo vc contar tudo entusiasmada e com os olhinhos brilhando, pupilas dilatadas!!! Queria ter compartilhado esse momento seu com vc amiga.....

    ResponderExcluir
  3. Adorei, Fabyzinha! Muito bem escrito! :)

    ResponderExcluir
  4. Antes de te conhecer já sabia do vício pelo Bon Jovi!!!! hehehe... Adorei o diário!!! Estas aventuras que fazem a vida valer a pena, não é mesmo???????

    E que setlist enorme!!!!!!!!!! =O
    Maior que o do Rush!!!!

    Já lia aqui, agora, está adicionada no meu, e lerei ainda com mais frequência!
    Beijoz!!!!

    ResponderExcluir
  5. Eh isso ai Faby! Essa assessoria da Ticket for fuck so cadastra o cara da Rede TV que perguntou se a banda ja fez teste de DNA! Fala serio....

    ResponderExcluir
  6. Faby...me emocionei!!!Muito lindo.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito... adorei a introdução, sua opinião sobre credenciar jornalistas, o modo como você encadeou os temas, a junção com links e vídeos... perfeito. Parabéns!!!

    ResponderExcluir