Pesquisar este blog

25/04/2012

Você é um Comunicólogo preparado para o futuro?


Jornalistas e Comunicólogos do futuro são aqueles que já reconhecemos no presente. É preciso correr contra tempo para atualizar-se

Jornalistas e Comunicólogos em geral enfrentam todos os dias a tarefa da constante atualização. E não apenas de informação. É preciso estar atualizado com formas de comunicação, com a tecnologia, com as necessidades da sociedade e aquele que não corre junto com a maré na alta velocidade da comunicação fica - facilmente - para trás. 

Para os jornalistas a preocupação assombrou ainda mais quando em 2009 o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma para jornalistas. Embora em 2011, o plenário do Senado tenha aprovado em primeiro turno a PEC que estabelece a exigência do diploma de curso superior como requisito para o exercício da profissão de jornalista, a questão que fica é: O jornalista com ou sem diploma precisa é de DIFERENCIAL. 

O jornalista do futuro é aquele que já reconhecemos no presente. É o repórter, o fotojornalista, o jornalista editor, o jornalista designer, o jornalista das mídias sociais, o jornalista blogueiro, e por ai vai.  

A verdade é que nenhuma atividade é tão árdua quanto a dos Comunicólogos e Jornalistas, que a todo tempo precisam lidar com a velocidade e com o excesso de informações. Hoje, já não basta escrever. É necessário um dinamismo que precisa existir independente da existência de uma graduação certificada. Em coluna do Jornalista Gilberto Dimenstein essa necessidade fica clara: “O jornalista de qualidade será obrigado a se reciclar permanentemente, mantendo-se ligado a algum nível de vida acadêmica. É apenas consequência óbvia da era da aprendizagem permanente. Ou seja, um diploma é pouco. (...) Os profissionais que desejarem prosperar numa Redação terão de reciclar sua linguagem e lidar com as técnicas de comunicação; o acadêmico tem a reverência do processo; o comunicador, a do instante”.

Dimenstein acrescenta ainda “Minha aposta é que serão criados cursos de curta duração, no estilo sequencial, com foco no mercado de trabalho” e ele acertou, tendo em vista que hoje, as instituições de ensino sabem das necessidades de se criar especializações para atender a demanda e urgência que a chamada Comunicação Social exige. 

Extensão em Comunicação – Não é novidade que os profissionais da comunicação estão sempre na intensa atividade que a profissão exige e que o tempo é ouro. Portanto, os cursos de extensão são geralmente mais curtos e com valores mais acessíveis. E é este dinamismo dos cursos de extensão que faz com que profissionais possam adquirir em curto espaço de tempo, mais experiência e reconhecimento no mercado de trabalho.

Pós-Graduação em Comunicação – No atual mercado de trabalho, em que a pró-atividade e a concorrência não medem esforços, através de uma pós-graduação, o profissional podem agregar credibilidade ao currículo, adquirir ainda mais bagagem para a carreira e até mesmo inserir-se em outro ramo de atividade. Para aqueles que precisam conciliar tempo e novos conhecimentos com urgência, a chance de um “upgrade” está na possibilidade dos cursos no formato EAD. 

Os atuais profissionais da Comunicação – Não é a toda que atualmente muitos profissionais estão procurando, por exemplo, por uma especialização em design editorial, tendo em mente que o designer gráfico, precisa elaborar um processo de criação de uma linguagem visual dirigida e distribuída a um público generalista ou especializado, amplo ou restrito e que necessita dialogar e interagir com linguagens como o texto, de modo inteligente, instigante e absolutamente claro.

Além disso, a preocupação com o meio ambiente faz com que os profissionais precisem se especializar para falar com propriedade a respeito de um assunto que hoje faz parte do cotidiano da sociedade. Num MBA em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por exemplo, o profissional passa a ter condições para compreender e analisar os problemas ambientais sob a perspectiva econômica, social, político-institucional e empresarial e transformar desafios ambientais em estratégias e oportunidades de negócios.

Já para quem deseja atuar no cenário do jornalismo político, A UGF disponibiliza o curso de pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político que capacita profissionais para operar de maneira ética e competente um conjunto aprofundado de técnicas e ferramentas teóricas de marketing e comunicação no campo político. O especialista é habilitado a atuar em agremiações e partidos políticos, empresas de marketing, assessorias de comunicação e de políticos.

As possibilidades existem e as Universidade Gama Filho não apenas reconhece a necessidade desses profissionais como elaborou dezenas de opções para algumas cidades do Brasil, com a intenção de colaborar com a elevação da credibilidade dos profissionais da Comunicação de todo o Brasil. A hora é agora!

Pós-Graduação - Presencial
DESIGN EDITORIAL DE REVISTAS
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/2224-design-editorial-de-revistas
GESTÃO EM RESPONSABILIDADE E MARKETING SOCIOAMBIENTAL
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/974-gestao-em-responsabilidade-e-marketing-socioambiental
MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/1987-mba-em-comunicacao-corporativa
MBA EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/1989-mba-em-comunicacao-e-semiotica
MBA EM COMUNICAÇÃO ELEITORAL E MARKETING POLÍTICO
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/1990-mba-em-comunicacao-eleitoral-e-marketing-politico
MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/72-mba-em-gestao-e-estrategia-empresarial
MBA EM JORNALISMO EMPRESARIAL E ASSESSORIA DE IMPRENSA
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/1988-mba-em-jornalismo-empresarial-e-assessoria-de-imprensa
MBA EM MARKETING E GESTÃO DE CLIENTES
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/1991-mba-em-marketing-e-gestao-de-clientes
MBA EM MARKETING, COMUNICAÇÃO E EVENTOS
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/1992-mba-em-marketing-comunicacao-e-eventos
MBA EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/929-mba-em-meio-ambiente-e-desenvolvimento-sustentavel
MBA EM PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS EDUCACIONAIS
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/1709-mba-em-planejamento-e-organizacao-de-eventos-educacionais
MBA EM PROPAGANDA, MARKETING E COMUNICAÇÃO INTEGRADA
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao/marketing-e-comunicacao/1993-mba-em-propaganda-marketing-e-comunicacao-integrada

Pós-Graduação - EAD
CINEMA E LINGUAGEM AUDIOVISUAL
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/marketing-e-comunicacao/2289-cinema-e-linguagem-audiovisual
GESTÃO EM RESPONSABILIDADE E MARKETING SOCIOAMBIENTAL
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/marketing-e-comunicacao/2014-gestao-em-responsabilidade-e-marketing-socioambiental
MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/marketing-e-comunicacao/1996-mba-em-comunicacao-corporativa
MBA EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/marketing-e-comunicacao/1997-mba-em-comunicacao-e-semiotica
MBA EM COMUNICAÇÃO ELEITORAL E MARKETING POLÍTICO
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/marketing-e-comunicacao/1998-mba-em-comunicacao-eleitoral-e-marketing-politico
MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/marketing-e-comunicacao/1826-mba-em-gestao-e-estrategia-empresarial
MBA EM JORNALISMO EMPRESARIAL E ASSESSORIA DE IMPRENSA
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/marketing-e-comunicacao/2000-mba-em-jornalismo-empresarial-e-assessoria-de-imprensa
MBA EM MARKETING E GESTÃO DE CLIENTES
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/marketing-e-comunicacao/1827-mba-em-marketing-e-gestao-de-clientes
MBA EM MARKETING, COMUNICAÇÃO E EVENTOS
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/marketing-e-comunicacao/1999-mba-em-marketing-comunicacao-e-eventos
MBA EM PROPAGANDA, MARKETING E COMUNICAÇÃO INTEGRADA
http://www.posugf.com.br/cursos/pos-graduacao-ead/marketing-e-comunicacao/2001-mba-em-propaganda-marketing-e-comunicacao-integrada

Extensão
Abril
ROTEIRO PARA FILME PUBLICITÁRIO
http://www.posugf.com.br/cursos/extensao/comunicacao-social/2004-roteiro-para-filme-publicitario
MARKETING ESTRATÉGICO
http://www.posugf.com.br/cursos/extensao/marketing/2471-marketing-estrategico
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA
http://www.posugf.com.br/cursos/extensao/marketing/2202-planejamento-de-comunicacao-corporativa
REDAÇÃO ESTRATÉGICA PARA SITES E MÍDIAS SOCIAIS
http://www.posugf.com.br/cursos/extensao/marketing/2626-redacao-estrategica-para-sites-e-midias-sociais

Maio
COMUNICAÇÃO DIRIGIDA, DIFERENCIAL PARA EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES
http://www.posugf.com.br/cursos/extensao/comunicacao-social/2003-comunicacao-dirigida-diferencial-para-empresas-e-organizacoes
ROTEIRO DE DOCUMENTÁRIO
http://www.posugf.com.br/cursos/extensao/comunicacao-social/2002-roteiro-de-documentario
MARKETING INTERNACIONAL
http://www.posugf.com.br/cursos/extensao/marketing/2748-marketing-internacional
ORATÓRIA E ARGUMENTAÇÃO
http://www.posugf.com.br/cursos/extensao/marketing/2425-oratoria-e-argumentacao

Junho
A PROPAGANDA E O MUNDO DIGITAL
http://www.posugf.com.br/cursos/extensao/comunicacao-social/2135-a-propaganda-e-o-mundo-digital

INFORMAÇÕES:
CENTRAL DE CURSOS – UNIVERSIDADE GAMA FILHO
Rua Treze de Maio, 681 | Bela Vista - São Paulo/SP.
Fone: (11) 2714-5656 / (11) 2714-5690
Fale Conosco: faleconosco@posugf.com.br ; pos@posugf.com.br
Todos os Estados: 0300 10 10 10 1

ASSESSORIA DE IMPRENSA|PÓS – EXTENSÃO UGF
FABIANA CARDOSO 
fabiana@cancionproducoes.com.br 
redacao@posugf.com.br
11 7819 4774 - ID 80*902

Nenhum comentário:

Postar um comentário