Ao
escolher morar em condomínio as famílias necessitam de uma administração que
garanta segurança e conforto, mitigando riscos e evitando problemas de toda
ordem. Por outro lado, muitas vezes os moradores
e nem mesmo os síndicos se dão conta da responsabilidade que envolve este
trabalho.
Responsabilidade
do Síndico
O sindico é o representante legal e criminal dos condôminos.
É o CPF dele que está vinculado a todas as operações realizadas como contratação de seguros,
contratação de pessoas, pagamentos, gerenciamento de inadimplência,
gerenciamento de contas, assuntos jurídicos, etc. É ele também o responsável
por acompanhar empresas para reformas e
melhorias, convocar de assembleias; pela guarda de documentos; controle de
manutenções, além da gestão de crises e conflitos. Quantas vezes, porém,
paramos para pensar que este trabalho envolve conhecimentos em direito, administração,
contabilidade, economia e recursos humanos?
Relacionamento
entre sindico & condôminos
“É comum ver Síndicos
se queixando que as pessoas não reconhecem seu trabalho. Ou ainda, moradores
falando sobre atribuições do síndico que acreditam não estar sendo executadas e
muitas vezes nem o próprio sindico tem total
noção das responsabilidades – inclusive criminais – que envolvem o seu trabalho”,
explica Cristina Tosta Mosciaro, gerente responsável pela Choice Negócios
Imobiliários.
Parece
loucura, mas na maioria das vezes a Portaria sabe mais sobre as insatisfações
das pessoas, do que o próprio Síndico. Que tal mudar esta história?
Algumas
dicas dadas por Cristina são:
-
É recomendável que o Síndico mantenha um mural, quadro de avisos ou espaço nos
elevadores, onde constantemente comunique a todos os condôminos sobre o
andamento de obras, calendário de Manutenções e Inspeções, além de outras
atividades realizadas semanalmente.
-
Também deve estar claro para todos os condôminos em qual dia, horário e local o
síndico estará para o seu plantão semanal, em que o Síndico pode ser acessado
em caso de emergências, mas é importante delimitar um horário para conversar
com os condôminos.
-
Transparência na comunicação é essencial em qualquer ramo para que se
estabeleça uma relação amistosa e de respeito.
-
A tecnologia pode ajudar – fale com a Administradora de Condomínios e veja como
softwares, páginas de facebook ou um ambiente digital exclusivo para os
condôminos pode ajudar a unir e tornar o ambiente mais colaborativo.
E, se tanto os moradores como o síndico derem conta de que as
atividades são muitas como fazer para que o profissional dê conta de todo esse
trabalho de forma eficiente?
Uma boa Administradora de
Condomínios tem como dever oferecer uma solução que permite gerenciar boletos,
reservas de áreas comuns, deixar disponíveis Atas e outras documentações para
que todos tenha acesso sem que dependam do sindico. Acesso às informações e
serviços com clareza do que está acontecendo no condomínio podem “desafogar” a
rotina do síndico e fazer com que o cumprimento de prazos e atividades sejam
mais tranquilos, estabelecendo, então, uma relação mais harmoniosa entre todos.

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